Notícias

CBHSF entrega obra hidroambiental em São Desidério

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco realizou na última quarta-feira (13.11), no Centro Cultural Celso Barbosa, em São Desidério, município do oeste baiano, seminário de entrega oficial da obra de recuperação hidroambiental na bacia do rio Grande, que é uma sub-bacia do rio das Fêmeas. O evento contou com a presença do coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco do CBHSF, Claudio Pereira, de representante da agência delegatária do Comitê, AGB – Peixe Vivo, e de autoridades locais e do estado da Bahia. No total, foram investidos na obra cerca de R$ 563 mil, advindos da cobrança pelo uso da água do Velho Chico.

“Mesmo em comunidades próximas aos rios já temos problemas com a água”, reconheceu o superintendente de Planejamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia – Sema, Edison Ribeiro dos Santos. Para ele, a cobrança pelo uso da água tem um significado tanto social quanto econômico: “Estamos aqui para testemunhar essa iniciativa do Comitê do São Francisco, realizada com os recursos arrecadados com a cobrança. São recursos que retornam para a população e para os rios. E os produtores daqui devem agradecer porque vão perceber os benefícios futuramente”, observou.

Para Claudio Pereira, cuidar da água é o desafio do momento. “Não haverá maior calamidade do que quando faltar água nas torneiras das casas de todo mundo. Cuidar dos recursos hídricos é um compromisso que deve ser assumido por todas as esferas governamentais. E não podemos perder de vista que a responsabilidade com a água deve ser de todos nós”, disse ele que, em seguida, completou: “O Comitê está de braços abertos para fazer cada vez mais parcerias para que o meio ambiente seja menos impactado pelo homem”.

O prefeito da cidade, Demir Barbosa, agradeceu ao Comitê por ter contemplado o município com o projeto. Para ele, o fato de o CBHSF acreditar na gestão municipal é um estimulo: “A gente fica contente porque sabe que o Comitê está ao nosso lado e investe para gerar melhorias na nossa cidade”, disse.

A empresa Gama Engenharia foi responsável pela fiscalização e a Neogeo Geotecnologia pela execução do projeto de recuperação hidroambiental no rio das Fêmeas, enquanto a Secretaria de Meio Ambiente acompanhou toda a execução, além de ter sido interlocutora da comunidade com a equipe de mobilização, conforme afirma a mobilizadora Julianne Azevedo: “Esse projeto é especial porque ele envolve a comunidade e ter contado com a parceria de Secretaria foi muito importante.” Além dela, o engenheiro civil Fábio França, responsável pela obra, também agradeceu ao Comitê, dizendo ser esta uma experiência exitosa pelas parcerias criadas e pelos benefícios gerados para a população.

O projeto hidroambiental consistiu na construção de cerca de: 320 paliçadas, 165 barraginhas e adequação de 16 km de estradas, que vão minimizar os processo erosivos, conter a velocidade da água, irrigar o solo e proteger nascentes.

PCHs em debate

A entrega da obra também gerou debates entre os presentes, principalmente em torno da construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs na região. Para alguns moradores de São Desidério, essas construções carecem de um estudo mais aprofundado sobre impactos que possam gerar. Depois da entrega oficial do projeto, autoridades e participantes visitaram o local de intervenções realizadas e a PCH Sitio Grande, situada no rio das Fêmeas.

O evento contou também com a presença do presidente dos Rios Verde e Jacaré, Ednaldo Campos; da AGB-Peixe vivo, através de Solange Evangelista; e do Comitê da Bacia do Rio Grande, representado por Berenice Brasil. Participaram ainda representantes de escolas locais; da Câmara de Vereadores; da organização e desenvolvimento; da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia – Aiba; e do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Inema.

Faça seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.