Notícias

APROVADOS OS PLANOS DIRETORES DAS BACIAS DO ALTO, MÉDIO E BAIXO JEQUITINHONHA E RIO PARDO EM MINAS GERAIS

No período de 10 a 18 de setembro de 2012, foram aprovados os planos diretores de recursos hídricos das bacias dos afluentes mineiros do Alto Jequitinhonha (JQ1), Baixo Jequitinhonha (JQ3) e Rio Pardo (PA1). Os planos diretores foram contratados pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM-MG), e teve a execução realizada pela Gama Engenharia e Recursos Hídricos, com participação dos Comitês das respectivas bacias hidrográficas (CBHs).

 Na ocasião da aprovação dos Planos também foram votadas as propostas de Enquadramento de corpos d’água dos afluentes mineiros das respectivas bacias, amplamente discutido com as bases e câmaras dos CBHs, levando em consideração necessidades de qualidade de usuários de água e meio ambiente, os balanços entre usos atuais e futuros com auxílio de modelagem quali-quantitativa, tudo isso em um amplo processo de negociação social.

 A última etapa dos planos que precedeu a aprovação, constou da apresentação e aprovação de um conjunto de projetos (ações programáticas) desenvolvidos para implementar diretrizes e as metas quali-quantitativas. Estes projetos foram desenvolvidos, orçados e hierarquizados com vistas a facilitar sua implementação em buscas das metas de curto, médio e longo prazo.

 Outros pontos importantes abordados pelos planos aprovados, foram a proposição da modificação da vazão de referência  para a Q90, vazão com 90% de permanência, com o objetivo de disponibilizar mais água para os usuários instalados nos afluentes mineiros, isto com base em resultados de simulações e do perfil de aceitação ao risco dos produtores da região, identificados durante o projeto.

 No âmbito do Plano executado pela Gama Engenharia e coordenado por Eduardo Lanna, foram discutidas proposições de construção de barragens, transposições de bacias, expansão de áreas irrigadas, tratamento de efluentes sanitários, restrições ambientais, e outros assuntos práticos com participação ativa de usuários, poder público e sociedade civil, numa região com grande potencial de crescimento de atividades econômicas tais como: mineração, agricultura irrigada e geração de energia.

Faça seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.